Euronet Worldwide e Prosegur Cash anunciam joint venture para a prestação de serviços abrangentes de caixas eletrônicos na região Ibero-América

São Paulo, 20 de maio de 2021 - A Euronet Worldwide, empresa líder global em soluções tecnológicas e provedora de meios de pagamentos, e a Prosegur Cash, empresa global de logística de valores e gestão de numerário, líder nos mercados em que atua acabam de anunciar um acordo para a criação de uma joint venture. A parceria promoverá o gerenciamento de redes independentes de gestão de caixas eletrônicos, além de prestar serviços a caixas eletrônicos terceirizados de instituições financeiras em países localizados especialmente na América Central e do Sul. A implementação da parceria está sujeita, entre outros aspectos, às autorizações pertinentes dos órgãos reguladores, inclusive relativas à concorrência.

A joint venture terá como objetivo aproveitar os recursos tecnológicos da Euronet em meios de pagamento – REN™ e REV® – com base no processamento em nuvem, conexões com switches nacionais e hosts bancários para autorizações transacionais. A Euronet também fornece seu extenso portfólio de soluções para caixas eletrônicos, bem como seus sistemas avançados de gerenciamento de frotas de caixas eletrônicos. 

Por sua vez, a Prosegur Cash fornecerá à joint venture suas capacidades em serviços de logística de valores, manutenção de caixas eletrônicos em primeiro nível e serviços de previsão de necessidades de caixas eletrônicos. A aliança contará com a vasta experiência e profundo conhecimento da Prosegur Cash nos mercados locais, bem como suas relações consolidadas com diversas instituições financeiras na região Ibero-América.

A combinação das capacidades de ambas as empresas proporcionará uma posição de excelência nas soluções de terceirização de serviços para caixas eletrônicos em um mercado regional com mais de 300.000 caixas eletrônicos, segundo a Global ATM Market and Forecasts to 2024. Além das oportunidades de terceirização, a joint venture inclui a exploração e operação de redes de caixas eletrônicos independentes em locais selecionados, com o objetivo de ser líder na região.

Além do conhecimento da Prosegur Cash sobre os mercados locais, a Euronet agrega sua expertise no desenvolvimento de novos serviços financeiros na região por meio do crescimento nos últimos trimestres de sua Ria Money Transfer e negócios de epay nos países em que atua.

"A Prosegur Cash fornece à Euronet acesso físico imediato à região Ibero-América e tem uma sinergia natural com nossa experiência no desenvolvimento e gerenciamento do negócio de caixas eletrônicos", disse Nikos Fountas, CEO da EFT America e EMEA da Euronet. "Essa joint venture nos posicionará para um rápido crescimento de nossas iniciativas de terceirização de caixas eletrônicos, à promoção de nossa participação em redes de caixas eletrônicos e, ao mesmo tempo, à implantação de caixas eletrônicos independentes, uma área de atuação fortemente estabelecida em outras partes do mundo”, completou Fountas.

"Considerando as capacidades de cada empresa, essa é uma aliança natural", comentou José Antonio Lasanta, CEO da Prosegur Cash. "É por isso que temos um forte interesse em começar a entregar os melhores serviços de terceirização de caixas eletrônicos para as instituições financeiras localizadas na Ibero-América. Uma região na qual continuaremos a fazer todos os esforços para facilitar o acesso das pessoas ao dinheiro, porque este é o meio de pagamento mais utilizado pelos usuários e é um elemento essencial nas economias locais”, completou Lasanta.

A joint venture será de 51% de propriedade da Euronet e 49% da Prosegur Cash, e será controlada conjuntamente por ambas as partes.