Fundación Prosegur e Prefeitura Municipal de Santa Maria inauguram escola municipal na cidade

Na próxima sexta-feira (16/8), representantes do Projeto Piecitos Colorados, desenvolvido pela Fundación Prosegur, braço social e cultural do Grupo Prosegur, e a Prefeitura Municipal de Santa Maria (RS) irão inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kunz, no Bairro Passo das Tropas. A escola, escolhida pela fundação após análise técnica e estudo de documentação jurídica, é a oitava instituição contemplada pelo Projeto no país.

Para a implementação do Piecitos Colorados na escola foram fixadas quatro fases técnicas. A primeira, referente à infraestrutura, visa a melhorar as condições físicas da escola, após projeto elaborado em conjunto entre a comunidade e autoridades responsáveis. A segunda refere-se à Intervenção Nutricional, por meio do incentivo a ações que identifiquem hábitos e necessidades nutricionais e promovam uma melhor alimentação dos alunos e o aproveitamento dos recursos alimentares disponíveis na região. A terceira é a Intervenção Cultural, que oferece materiais didáticos e realiza capacitações com o corpo docente. E a última etapa é destinada à Intervenção Desportiva, cujo propósito é desenvolver valores sociais por meio do Esporte.

Em 2006, na Argentina, o Piecitos Colorados tem como objetivo melhorar a educação e a qualidade de vida de crianças que vivem em regiões desfavorecidas. Atuando na reforma física de escolas, na aplicação de programas nutricionais destinados à comunidade escolar, no aperfeiçoamento educacional do corpo docente e na sensibilização das famílias, a iniciativa busca combater os problemas escolares e estimular o desenvolvimento dessas comunidades.

O projeto já está presente em sete países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai) somando 48 escolas e 5.470 alunos. No Brasil, a ação teve início em 2011 e já atua em nove escolas, beneficiando mais de 800 alunos. “Esse é um projeto que ainda vai crescer muito. É investimento social no Brasil e que tem a intenção de promover o desenvolvimento da escola, da comunidade e da família”, comentou Silvana Meza Salazar, responsável pela Fundación no Brasil.

Estarão presentes para a inauguração oficial da escola alguns diretores do Grupo Prosegur, a responsável da Fundación Prosegur no Brasil, Silvana Meza Salazar, a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga e o prefeito da cidade, Jorge Pozzobom. “Estamos sempre tentando estar em todos os lugares para conhecer a realidade e o que precisa ser enfrentado. Por isso, estou muito feliz pelo local escolhido e pelo trabalho dedicado às nossas crianças e aos nossos servidores. Mais que uma responsabilidade social, isso é amor, é coração”, destacou o prefeito.

A Fundación Prosegur, braço social e cultural do Grupo Prosegur, promove projetos focados nas áreas de educação, integração social e laboral de pessoas com deficiência e voluntariado corporativo. A entidade estimula ações sociais que correspondem às demandas reais das regiões onde as empresas do Grupo estão presentes, promovendo a formação das novas gerações. Em 2018, mais de 43.200 pessoas foram beneficiadas em 11 países.