23 OUT 2017

Prosegur marca presença na Infraportos South America

Empresa apresentará sistemas de reconhecimento inteligente de pessoas, caminhões, contêineres e vagões ferroviários

Partilhar

Prosegur marca presença na Infraportos South America


Em meio a um quadro de grande competitividade e necessidade de desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira, o setor de portos e aeroportos vem recebendo grande atenção do governo federal, que, através da nova lei dos portos, regulamentada em junho desde ano, já autorizou a construção de mais de 50 novos terminais de uso privado no país. A iniciativa deverá ampliar a capacidade portuária e estimular a concorrência, proporcionando mais eficiência e menores custos de logística.
 
Diante deste cenário promissor, a Prosegur – líder em segurança no Brasil e presente em outros 15 países distribuídos entre Ásia, Europa e América Latina – apresentará ao mercado soluções para o setor durante a Infraportos South America, primeiro evento exclusivamente dedicado à infraestrutura portuária e de terminais, que acontecerá entre 22 e 24 de outubro, na cidade de Santos, no litoral paulista.
 
Durante a Infraportos South America, a empresa apresentará dois sistemas para monitoramento de veículos leves e um moderno sistema de reconhecimento inteligente de veículos, passeio ou caminhões; contêineres e vagões ferroviários, chamado ICR que também realiza o controle de acesso como uma solução independente ou integrada a outras plataformas de controle de acesso.  A solução oferece total segurança, eliminando risco de fraudes ou erros, ampliando a produtividade nas operações de entrada e saída de veículos em recintos alfandegados. 
 
O ICR, que atende totalmente aos requisitos da Receita Federal brasileira, é capaz de identificar e classificar cargas perigosas, possibilitar o gerenciamento remoto de gates, câmeras e sensores, bem como permite  desenvolver relatórios periódicos diários, mensais ou customizáveis. Além disso, faz inspeção de avarias e monitoramento dinâmico online. “O ICR é um sistema eletrônico automático que opera sem intervenção humana, composto por câmeras, lentes e iluminadores especiais montados em portais uni ou bi-direcionais reversíveis com sensoriamento eletrônico e software gerenciador com interface simples e intuitiva, autônoma ou integrada ao software de gestão do terminal. Atende também as exigências das Portarias da Receita Federal para as áreas alfandegadas”, explica a Diretora de Tecnologia, Melina Yasuda.
 
No evento, também será aprestando o MDVR, um equipamento de gravação e vigilância remota por imagem que pode ser utilizado em caminhões, ônibus, trens e até em veículos de passeio. O sistema permite o monitoramento e gravação de imagens a partir de câmeras internas e/ou externas do veículo, rápida localização por meio de GPS e acesso remoto de imagens. O equipamento também possibilita a instalação de um botão de pânico que, que ao ser acionado, inicia a transmissão imediata de imagens a uma central de monitoramento.
 
Outra tecnologia que será apresentada pela Prosegur será o Morpheus 3.0, um sistema de reconhecimento facial ideal para áreas restritas, como alfândegas. Ao analisar a estrutura tridimensional de um rosto, o equipamento consegue em uma fração de segundo identificar o usuário com precisão, fazer comparativos com o banco de dados para verificar se a pessoa é autorizada ou mesmo se pertence a uma lista de pessoas com restrições de acesso ao site.
 
Hoje a Prosegur comercializa e faz a instalação de Sistemas de Controle de acesso de pessoas e de monitoramento de imagens em áreas internas e restritas de navios comerciais, sistemas estes que se reportam a uma central de monitoramento do cliente utilizando a própria rede de satélite presente na embarcação.
 
A Prosegur é a empresa fornecedora de serviços de segurança para grandes terminais portuários em todo o Brasil. A empresa oferece serviços de segurança eletrônica incluindo: controle de acesso, alarmes, CFTV e integração de sistemas eletrônicos de segurança um dos diferenciais da empresa. Na área de Vigilância, a Prosegur conta com uma equipe com mais de 300 funcionários, capacitados para a prestação de serviços de segurança com instrução IPS – CODE nos terminais da Cargill no Pará e em Santos, São Paulo, Porto de Itapoá, TESC, Poli Terminais Marítimos, TEPORTI e Multilog, em Santa Catarina, Tergrasa, no Rio Grande do Sul, Porto da Usiminas, no Maranhão, entre outros. “Portos demandam alta expertise, incluindo extenso treinamento de conhecimento do Código Internacional de Segurança Portuária, além de noções de controle de acesso e de linguagem portuária. Estamos oferecendo uma solução completa específica para o setor”, explica José Luis Rodrigues, Diretor de Vigilância Ativa da Prosegur.