Grupo Prosegur desenvolve ferramenta própria de IA para transformar gestão de contratos no Brasil
Divulgação Prosegur
  • Até 2026, “LexIA” deve beneficiar mais de 175 mil colaboradores e estar disponível em 36 países que a companhia atua 
  • Ferramenta já está disponível no Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, atendendo aos 98 mil colaboradores da Prosegur nesses países

O Grupo Prosegur, companhia líder global em soluções de segurança, desenvolveu uma ferramenta própria de inteligência artificial com o objetivo de aprimorar a gestão documental dos contratos de departamentos como Jurídico, Compras e TI. A solução, chamada LexIA, foi criada por engenheiros da própria empresa e utiliza tecnologias de processamento de linguagem natural, busca semântica, estruturação de dados e altos padrões de segurança e conformidade regulatória. 

Durante a primeira fase de implementação, a LexIA prestará suporte para 98 mil colaboradores do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, países onde já está disponível. A previsão é de que, até 2026, esteja ativa nos 36 mercados onde a Prosegur atua, alcançando mais de 175 mil funcionários em todo o mundo. 

A LexIA foi projetada especialmente para apoiar os times de Compras em ambientes tecnológicos, multiplicando por quatro a capacidade de análise e reduzindo drasticamente o tempo necessário para consultas e validações de condições contratuais. Além disso, permitirá o avanço na construção de um repositório inteligente de documentos, acessível, seguro e atualizado em tempo real. 

  • A ferramenta combina algoritmos de IA avançada que oferecem funcionalidades-chave como: 
  • Análise de informações e impactos diante de mudanças regulatórias ou do negócio; 
  • Gestão de riscos contratuais e recomendações para processos de negociação; 
  • Comparação de documentos com contratos padrão; 
  • Respostas automáticas a perguntas gerais ou específicas durante processos administrativos. 

Um dos diferenciais da LexIA é seu design voltado para operar em ambientes seguros e confidenciais, garantindo a proteção de informações sensíveis, um aspecto essencial na gestão documental de uma empresa global de segurança como o Grupo Prosegur. 

A área de Compras, responsável pela implementação da ferramenta, destaca que a chegada da LexIA reforça a aposta da empresa na tecnologia e na inteligência artificial, por meio da adoção de metodologias e soluções que complementam o trabalho dos colaboradores e automatizam as atividades mais repetitivas. 

“A transformação digital da companhia avança lado a lado com a nossa cultura corporativa, melhorando a experiência dos usuários e a produtividade das equipes. A LexIA permitirá ampliar as capacidades dos colaboradores, otimizando seu tempo de trabalho e permitindo que se concentrem em tarefas de maior valor agregado”, afirma ​​Miguel Torres Tavara, diretor global de Transformação e CIO do Grupo Prosegur. 

Segundo Torres, agentes de inteligência artificial como a LexIA representam um avanço fundamental para agilizar processos, adaptar-se a diferentes contextos e facilitar a tomada de decisões em tempo real. 

“A LexIA pode interagir com usuários e sistemas para analisar documentos contratuais complexos, identificar cláusulas-chave, antecipar riscos e propor ações concretas que favoreçam os interesses do negócio”, completa. 

Mais um passo na IA corporativa no Brasil 

A chegada da LexIA ao Brasil ocorre em um cenário em que a inteligência artificial já promove grandes impactos nos ambientes corporativos do país. Nos últimos anos, tanto os investimentos em IA quanto o número de soluções desenvolvidas cresceram significativamente. Segundo previsões da International Data Corporation (IDC), os investimentos em IA no Brasil devem ultrapassar US$ 2,4 bilhões em 2025. 

Com essa implementação, a companhia estabelece um marco no uso de IA própria aplicada à gestão contratual, consolidando sua liderança tecnológica no setor de segurança e contribuindo para o fortalecimento do ecossistema digital. O lançamento representa um novo passo na transformação do Grupo Prosegur e reforça seu compromisso com a excelência operacional.