Notícias de Dinheiro
Grupo Prosegur reforça compromisso com a proteção e respeito dos Direitos Humanos
• A empresa concluiu o processo de avaliação de due diligence em Direitos Humanos, o que revelou a eficácia e maturidade dos seus controles e mecanismos internos, além de ter ajudado a identificar novas oportunidades para impulsionar o processo de melhoria contínua
- A análise foi realizada com base em 35 Direitos Humanos aplicáveis, incluindo aqueles referentes às minorias, cuja relevância é evidente hoje, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas.
O Grupo Prosegur, líder global em soluções de segurança privada, analisou a sua gestão de due diligence no que diz respeito aos Direitos Humanos. O objetivo desta revisão, que a empresa realiza voluntariamente a cada três anos desde 2018, é identificar os riscos relacionados aos Direitos Humanos, avaliar a eficácia e o nível de maturidade dos controles e mecanismos que aplica em nível global e local no que diz respeito a esse tema, bem como rever o estado das recomendações de exercícios anteriores.
Neste terceiro ano, a consultoria PwC prestou serviços ao Grupo Prosegur na elaboração do relatório consultivo sobre a análise da maturidade da due diligence em direitos humanos frente às práticas e padrões, seguindo o direcionamento do Grupo. O relatório apresentado pela consultoria global, concentrou-se na operação de cinco países (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e Peru) e cinco linhas de negócios. Para prepará-lo, foram realizadas 64 entrevistas com 91 profissionais-chave, além da análise de mais de 100 documentos comprobatórios.
Foram avaliados 35 Direitos Humanos aplicáveis às operações realizadas pelas empresas do Grupo Prosegur. Estes incluem os direitos das minorias, cuja relevância é evidente hoje, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas que, segundo a ONU, representam cerca de 6% da população mundial e estão entre os mais desfavorecidos e vulneráveis.
Outros direitos sobre os quais foi realizada a análise são o direito à vida, à liberdade e à segurança, à igualdade perante a lei, à saúde, à educação, ao trabalho e à liberdade de opinião e informação, entre outros.
Melhoria contínua na gestão e proteção dos Direitos Humanos
Os resultados refletidos no relatório de avaliação de due diligence mostram avanços na maturidade do Grupo Prosegur no que diz respeito à proteção e respeito aos Direitos Humanos, além de terem ajudado a identificar novas oportunidades para impulsionar o processo de melhoria contínua.
A análise destaca, entre outros aspectos, a existência no Grupo Prosegur de uma integração de países e negócios com as diretrizes corporativas sobre Direitos Humanos, bem como um alto grau de eficácia nos mecanismos de controle em nível local e corporativo, que dão cobertura aos riscos inerentes à sua atividade empresarial. Além disso, o relatório reflete o elevado grau de proatividade do Grupo na definição dos horizontes temporais associados às áreas de melhoria identificadas.