Prosegur Cash lança modelo de cofre inteligente com função de saque de dinheiro via Pix
Gil Hipólito, diretor de inovação da Prosegur Cash ao lado do CashToday com a funcionalidade saque via Pix.


A Prosegur Cash, empresa líder no setor de logística de valores amplia sua oferta de serviços para o setor varejista e lança um modelo de cofre inteligente que vai permitir que os lojistas ofereçam a seus clientes o serviço de saque em dinheiro via Pix em seus estabelecimentos. Com a nova solução, quem possui chave Pix cadastrada em quaisquer instituições financeiras pode sacar dinheiro em espécie de maneira rápida, simples e segura.

Em 2023, o Banco Central (BC) registrou quase 42 bilhões de transações via Pix, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. Desde o seu lançamento em 2020, surgiram novas funções para a utilização da tecnologia, como o Pix Saque e o Pix Troco. No entanto, o Pix Saque e o Pix Troco geraram desafios operacionais, à medida que o comércio precisou eventualmente manter mais dinheiro em espécie no caixa, além de estar mais suscetível a fraudes, com a circulação de cédulas falsas. Pensando nesse desafio, a Prosegur Cash desenvolveu mais um modelo de máquina, desta vez com a funcionalidade de saque via Pix, para compor a linha de seus cofres inteligentes. 

O CashToday Saque é mais uma versão do CashToday, solução já reconhecida e ofertada pela Prosegur aos estabelecimentos comerciais.  Com blindagem reforçada e tecnologia de reconhecimento de cédulas que garante a segurança da operação, o cofre segue sendo uma ferramenta de backoffice para o varejista, capaz de armazenar o dinheiro e disponibilizar os valores em conta corrente no mesmo dia. O grande diferencial deste novo modelo de máquina é que, em um compartimento separado, uma quantia específica estará disponível para as transações de saque via Pix dos clientes da loja. Em formato de totem, com tela touch de 18,5 polegadas, a máquina é de fácil instalação e possui um software de navegação amigável, o que facilita o uso dos correntistas de todas as instituições financeiras.

“Queremos ampliar a digitalização do dinheiro físico e a eficiência logística do numerário através da reutilização das cédulas em espécie que seriam depositadas ao longo do horário de funcionamento do comércio. Se antes os cofres inteligentes eram destinados à armazenagem do numerário, agora, com mais essa opção de máquina, parte do valor depositado pode ser sacado pelo próprio cliente da loja”, afirma Gil Hipólito, diretor de Inovação e Produtos da Prosegur Cash.

Na prática, basta a pessoa ter em mãos um smartphone conectado à internet, entrar no aplicativo de seu banco, selecionar na área de Pix a opção “pagar um QR Code”, apontar a câmera do aparelho ao QR Code do CashToday Saque, digitar o valor escolhido no equipamento, confirmar a operação e aguardar até a saída do dinheiro no local indicado. 

A novidade faz parte do compromisso global da Prosegur Cash no desenvolvimento de novos produtos para área de meios de pagamento. A empresa oferece dois modelos de totens disponíveis que atendem a realidades específicas do mercado. A opção mais robusta tem capacidade para saque de até 240 cédulas, enquanto o compacto comporta até 80 notas para retirada. A expectativa de investimento da empresa gira na casa de dois dígitos de milhões, dependendo do volume de unidades instaladas ao longo do ano. 

Atualmente, a Prosegur Cash possui seis modelos de cofres inteligentes com capacidades de armazenamento que vão de 1,2 mil cédulas (Micro) até 7,5 mil cédulas (Plus) e que seguiram sendo comercializados de acordo com a necessidade de cada estabelecimento. Em todas as suas versões, a companhia é responsável pela segurança e gestão dos cofres a partir do momento em que o varejista deposita a cédula na máquina. Na versão CashToday Saque, as características de segurança seguem mantidas, com tecnologia para verificação de cédulas duvidosas, além de possuírem blindagem reforçada com cobertura securitária contra roubo ou furto e depósito do crédito na conta corrente do cliente no mesmo dia, de acordo com a modalidade contratada.