Redes de supermercados, farmácias, lotéricas e postos de gasolina optam por cofres inteligentes

São Paulo, 14 de setembro de 2023 - A utilização do dinheiro físico como meio de pagamento segue em expansão no Brasil, de acordo com informações recentes do Banco Central (BC). Em apenas dois anos, a circulação de cédulas aumentou em 21%, alcançando R$ 340 bilhões em 2021, ante R$ 280 bilhões em 2019. Ainda de acordo com avaliações da autarquia, o dinheiro segue sendo a base da economia e não deve haver erradicação completa do formato físico. Além disso, no segundo trimestre, o dinheiro físico ocupou o terceiro lugar entre os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores, atrás do cartão de crédito e do pix, conforme dados da Opinion Box, empresa de pesquisa de opinião.

“Gestão de dinheiro envolve confiança em primeiro lugar, uma questão enfrentada por qualquer comércio. Precisamos decidir cuidadosamente o funcionário responsável pelo manuseio e fechamento de caixa, por exemplo. Para lidar com a situação de uma maneira mais segura, optamos em adotar a utilização de um cofre inteligente”, afirma Leonardo, proprietário da drogaria Vera Cruz, rede que atua há mais de 35 anos no varejo farmacêutico e conta com mais de dez unidades na capital paulista. “Com o cofre inteligente, conseguimos reduzir o risco de fraude, já que a solução faz a contagem e verificação automática de notas. Além disso, o depósito do valor na conta bancária é realizado no dia seguinte, o que traz mais agilidade no fluxo”, completa.

Com a alta circulação de dinheiro, demais segmentos do comércio como supermercados e postos de gasolina precisam lidar de forma eficaz com o armazenamento das cédulas recebidas, além de evitar possíveis fraudes e insegurança. “Quando adotamos o Cash Today, identificamos mais, praticidade e segurança para a gestão financeira do estabelecimento, já que tudo é feito de maneira online e o dinheiro fica automaticamente disponível na conta no mesmo dia”, diz Daniela, supervisora de frente de caixa da rede de supermercados Nagumo, rede inaugurada na década 1970 e que possui de mais de 50 lojas localizadas em 15 cidades brasileiras.

Já a Rede de Postos de Combustível Triunfo, destaca como diferencial a eficiência do serviço e a rápida resolução de problemas “Já recebi suporte em menos de quinze minutos e por meio do cofre inteligente é possível agilizar o pagamento de contas do dia a dia, já que nem sempre temos o montante necessário de maneira física”, comenta Islaine, proprietária da rede.

Outro exemplo de comércio onde a gestão de numerários por meio de um cofre inteligente é extremamente útil são as lotéricas, onde há grande circulação de dinheiro físico para realização do pagamento de apostas de jogos e de boletos. Apenas no Brasil, são cerca de 13 mil pontos de lotéricas,  “O cofre inteligente traz diversas facilidades, como versatilidade na coleta do dinheiro e geração de relatórios automáticos que auxiliam o planejamento administrativo, tudo isso trouxe agilidade para nossa operação do dia a dia”, informa o Sr. Luiz, proprietário da Casa Lotérica Gasparzinho, localizada na cidade de Santos, litoral paulista.

 

Conheça os modelos de cofre inteligente da Prosegur Cash

O Cash Today é um cofre inteligente customizado com a mais alta tecnologia que permite guardar e aferir o dinheiro com segurança para todo tamanho e tipo de negócio. A solução é instalada no estabelecimento do cliente e possibilita o depósito do numerário recebido durante todo o expediente comercial, validando as cédulas inseridas e fazendo a contabilidade de todo o movimento. Uma vez depositada a nota, o risco sobre estes valores passa a ser integralmente da Prosegur. A coleta do numerário depositado é feita pela própria Prosegur, em datas e horários pré-estabelecidos, de acordo com a necessidade do cliente ou quando o cofre estiver próximo de ficar cheio. São seis opções disponíveis atualmente no mercado:

Plus: Ideal para estabelecimentos com fluxo de numerário intenso. O modelo possibilita a leitura de até 350 cédulas por minuto e o armazenamento de 7.500 cédulas, reduzindo o tempo com fechamentos e conferências de caixa;

Smart: Desenvolvido com uma leitora automática um pouco mais lenta – 90 cédulas por minutos, mas com alta capacidade de armazenagem, aceitando até 6.000 cédulas, este modelo também atende varejistas com alto fluxo de numerário;

Reciclador: Combina as funcionalidades de cash-in e cash-out, permitindo ao comerciante utilizar o numerário depositado, proporcionando mais flexibilidade no controle do fluxo de caixa, no início e ao final do expediente. Tem leitura de até 350 cédulas por minuto e capacidade de armazenamento de até 3.000 cédulas;

Mini: Modelo compacto, ideal para pequenos espaços com leitor de até 90 cédulas por minuto e armazenamento de até 3.000 cédulas. Conta com sistema de gestão integrado e monitoramento remoto, agilizando os movimentos contábeis do negócio;

Fit: Lançado este ano com integração completa via APP Prosegur, além da capacidade de armazenamento para 3.000 cédulas, validadora de cédulas suspeitas e possibilidade de cadastro de múltiplos usuários em dois níveis diferentes para maior controle das informações.

Micro: Modelo Slim, com capacidade de armazenamento para 1.200 cédulas. Possui tela touchscreen, impressora e validadora de cédulas automática. Ideal para estabelecimentos com fluxo menos intenso de dinheiro.

Outra novidade lançada em 2023 é o cofre multicliente, desenvolvido especialmente para os bancos, que agora passam a disponibilizar a seus clientes varejistas mais um serviço para auxiliar a gestão financeira do dinheiro em espécie que circula no comércio.