Notícias de Dinheiro
FEBRABAN TECH 2024: Em resposta às transformações do setor, Prosegur Cash apresenta no evento seus últimos lançamentos no Brasil
Entre as novidades estão o cofre inteligente com função de saque de dinheiro via Pix, além de solução para a segurança de ativos digitais em carteira fria. Ao oferecer soluções pioneiras e avançadas no ambiente físico e digital, as novidades reforçam o compromisso da empresa com a inovação e a excelência.
A Prosegur Cash, empresa líder no setor de logística de valores, estará na 34ª edição FEBRABAN TECH, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro. Em 2024, o congresso será realizado de 25 a 27 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e prevê reunir lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade, segurança e inovação, entre outros, para debater sobre temas atuais da economia digital.
Em resposta às transformações que a gestão de numerário tem vivido no Brasil nos últimos anos, a Prosegur Cash tem investido no desenvolvimento de tecnologias que atendam a essas novas demandas do setor. Nesse sentido, a grande novidade apresentada pela Prosegur Cash na FEBRABAN TECH é o Cash Today Saque, um modelo de cofre inteligente que permite aos lojistas oferecer a seus clientes saque em dinheiro via Pix em seus estabelecimentos. Com a nova solução, quem possui chave Pix cadastrada em quaisquer instituições financeiras poderá sacar dinheiro em espécie de maneira rápida, simples e segura:
“Nossa proposta com o Cash Today Saque é ampliar a digitalização do dinheiro físico e a eficiência logística do numerário através da reutilização das cédulas em espécie que seriam depositadas ao longo do horário de funcionamento do comércio. Se antes os cofres inteligentes eram destinados à armazenagem das cédulas, agora, parte do valor depositado pode ser sacado pelo próprio cliente da loja”, afirma Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash.
Na prática, basta a pessoa ter em mãos um smartphone conectado à internet, entrar no aplicativo de seu banco, selecionar na área de Pix a opção “pagar um QR Code”, apontar a câmera do aparelho ao QR Code do CashToday Saque, digitar o valor escolhido no equipamento, confirmar a operação e aguardar até a saída do dinheiro no local indicado.
Portfólio completo para atender todas as necessidades
A empresa oferece dois modelos do Cash Today Saque que atendem a realidades específicas do mercado. A opção mais robusta tem capacidade para saque de até 240 cédulas, enquanto o compacto comporta até 80 notas para retirada. Em formato de totem, com tela touch de 18,5 polegadas, a máquina é de fácil instalação e possui um software de navegação amigável, o que facilita o uso dos correntistas de todas as instituições financeiras.
Com blindagem reforçada e tecnologia de reconhecimento de cédulas que garante a segurança da operação, o cofre segue sendo uma ferramenta de backoffice para o varejista, capaz de armazenar o dinheiro e disponibilizar os valores em conta corrente no mesmo dia. O grande diferencial deste novo modelo de máquina é que, em um compartimento separado, uma quantia específica estará disponível para as transações de saque via Pix dos clientes da loja.
Atualmente, a Prosegur Cash possui seis modelos de cofres inteligentes com capacidades de armazenamento que vão de 1,2 mil cédulas (Micro) até 7,5 mil cédulas (Plus) e que seguirão sendo comercializados de acordo com a necessidade de cada estabelecimento. Em todas as suas versões, a companhia é responsável pela segurança e gestão dos cofres a partir do momento em que o varejista deposita a cédula na máquina.
Uma e-wallet para chamar de sua
Durante a edição de 2024 da FEBRABAN TECH, a companhia também apresentará a nova e-wallet, uma solução de carteira digital para facilitar ainda mais a gestão de numerários dentro dos estabelecimentos comerciais. A novidade da Prosegur Cash permite ao lojista movimentar o dinheiro de maneira rápida, segura e eficiente. “Por meio da carteira digital, o cliente pode fazer o pagamento de contas via boleto bancário ou realizar transações via PIX, sejam pagamentos ou transferências. A principal vantagem é centralizar a gestão e fluxo do caixa em um mesmo lugar com a segurança de uma empresa consolidada no mercado”, explica França.
Prosegur Crypto: Segurança na Era dos Ativos Digitais
Como parte de sua atuação inovadora, o Grupo Prosegur também expandiu seus serviços para a gestão de ativos digitais. Com a implementação do primeiro bunker para a custódia de criptoativos em carteira fria no Brasil, a Prosegur Crypto oferece uma solução segura e confiável para clientes em toda a América Latina. Essa iniciativa representa um passo significativo no apoio às novas formas de pagamento baseadas em moedas digitais, alinhando-se com as tendências globais do ecossistema blockchain.
A implantação do criptobunker é uma resposta da Prosegur Cash às necessidades do mercado de criptoativos, que vem crescendo exponencialmente com a criação de novas moedas digitais. No Brasil, por exemplo, o Drex – projeto de moeda digital do Banco Central, promete revolucionar o cenário financeiro e comercial, e a empresa vem se preparando para atender a esta demanda. Reconhecida como referência no setor de custódia do dinheiro físico, a Prosegur Crypto vem acompanhando de perto as tendências globais do ecossistema blockchain. Ao lançar uma solução segura para o mundo digital de criptoativos, a empresa demonstra que se prepara para dar suporte às novas formas de pagamento por meio de moedas digitais.
Segurança em primeiro lugar
A segurança nas operações financeiras é crítica para proteger os ativos das empresas e manter a confiança dos clientes. Apenas no primeiro trimestre de 2024, o país registrou cerca de 800 mil tentativas de fraude, o que representou uma redução de 23,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, as tentativas de golpe no trimestre representam R$766,3 milhões. O estudo, conduzido pela ClearSale, empresa de inteligência de dados e prevenção a riscos, analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro e 31 de março deste ano.
Companhias como o Grupo Prosegur têm um papel vital nesse cenário, oferecendo soluções para combater e diminuir os riscos e ameaças cibernéticas que levam a fraudes. Com o avanço tecnológico, a integração de inteligência artificial e análise de dados se torna fundamental. “A presença em eventos como este organizado pela FEBRABAN TECH, não apenas nos permite destacar nossa contribuição na proteção do setor financeiro, mas também oferecer insights valiosos sobre as últimas tendências e tecnologias para mitigar riscos e garantir a segurança da gestão do numerário, seja ele físico ou digital”, completa o diretor comercial.
Os lançamentos recentes da Prosegur Cash e Prosegur Crypto fazem parte do compromisso global da companhia no desenvolvimento de novos produtos que vão além do transporte de valores.