Segurança de carro-forte: tudo o que você precisa saber

Veículos blindados são o principal meio físico de segurança para lidar com todas as ameaças que surgem durante o transporte de objetos de valor.

carro forte prosegur cash

Veículos blindados são o principal meio físico de segurança para lidar com todas as ameaças que surgem durante o transporte de objetos de valor. Eles são um dos pilares em que se baseia o sistema de proteção operacional das empresas de segurança nestes casos.

Na Prosegur Cash, somos líderes em logística de valores  no Brasil e a única empresa presente em todo o país. Possuímos nossa própria frota de mais de 1700 veículos blindados, incluindo os maiores caminhões blindados do Brasil. A maneira mais eficaz e moderna de lidar com a logística de valores com os mais altos padrões de qualidade e segurança para todos os nossos clientes, independentemente de seu tamanho e necessidades.

Sua importância está em:

  • Sua eficácia na defesa da carga e das pessoas que aguardam devido a seus veículos blindados ou à tecnologia que incorporam.
  • Sua localização e comunicação contínua, como um meio de ter sempre o veículo blindado geolocado, por exemplo, por meio de GPS.
  • Envolver-se na gestão diária do dinheiro de uma maneira rápida e eficiente.



Características dos veículos blindados

Os veículos blindados Prosegur são feitos peça por peça com os mais altos avanços tecnológicos para garantir a máxima qualidade de nossos serviços. Somos líderes em nosso setor: por um lado, graças à nossa parceria com a Mercedes Benz, temos o maior caminhão blindado da América do Sul. Por outro lado, acreditamos firmemente e buscamos a sustentabilidade de nossa frota com a hibridização gradual de nossos veículos blindados.

Os veículos blindados têm características especiais de:

  • Segurança física para impedir ataques, roubos e assaltos, que incluem blindagem especial de grande resistência, separação de suas três áreas internas, (dianteira, intermediária e traseira), brechas para a defesa na lateral e traseira do veículo ou armas reguladoras.
  • Sistemas de segurança eletrônica como alarmes, controles de acesso por meio de portas com sistemas de travamento que impedem a abertura de portas que dão acesso a diferentes lugares simultaneamente ou sistemas de geolocalização que permitem que a posição do veículo seja conhecida a todo momento.
  • A evolução deste tipo de veículo é clara, sobretudo no aumento do projeto de segurança, desde as primeiras diligências e carros blindados no início do século XX, praticamente sem separação ou medidas, até os exemplos altamente qualificados de hoje.

Além disso, os próprios procedimentos do serviço são também uma garantia de segurança:

  • Os roteiros e horários são estabelecidos e dos quais não deve haver qualquer desvio. Eles estão subordinados a uma base operacional e são de conhecimento restrito.
  • A rigorosa distribuição de tarefas com um modus operandi treinado que procura garantir a proteção do equipamento e do transporte. 
  • O monitoramento contínuo a partir da Central também é uma das razões que afetam a segurança.

 

Os vigilantes dos veículos blindados

Os vigilantes de veículos blindados são uma parte importante para garantir a proteção dos transportes. São profissionais altamente especializados cujas tarefas de condução, carga e descarga ou defesa são claramente definidas e diferenciadas. São geralmente equipes de quatro pessoas.

Para ser um vigilantes de transporte de valores, o profissional deve fazer o curso de extensão na área em escola autorizada pela Polícia Federal. válido por 2 anos e após seu vencimento, o vigilante deve fazer cursos de atualização de forma bianual obrigatória.

Além disso, recomenda-se que os vigilantes tenham formação específica relacionado às suas habilidades, por exemplo, como portador de armas de fogo. Muitas empresas de segurança oferecem cursos e treinamento contínuo para seus funcionários.

Para trabalhar como vigilante em um veículo blindado, é necessário, de acordo com a Portaria no. 3.233/2012:

  • Ter passado nos testes médicos e psicológicos anteriores.
  • Não ter um registro criminal.
  • Estar em dia com as obrigações fiscais, militares e eleitorais.
  • Ter passado nos cursos de formação necessários.
  • Ser contratado por uma empresa para atuar como vigilante de segurança privada.

Aliados a uma equipe especializada, os veículos blindados são, devido a suas características  e procedimentos desenvolvidos, uma das formas mais seguras e eficientes de transportar fundos ou objetos de valor. Uma fórmula rápida e econômica com as mais modernas medidas de segurança tecnológica.