Quanto dinheiro eu posso sacar de uma vez em um caixa eletrônico?

No Brasil não há limite máximo de dinheiro que pode ser sacado de um caixa eletrônico estabelecido por lei, embora seja normal encontrar uma quantia máxima que não pode ser excedida.

Quanto dinheiro eu posso sacar de uma vez em um caixa eletrônico?

Os pagamentos em dinheiro são um dos métodos preferidos dos brasileiros para lidar com o pagamento das atividades cotidianas. Um método que, apesar do aumento dos pagamentos on-line ou eletrônicos durante a pandemia, ainda está em destaque atualmente e representa quase 70% das transações comerciais em nosso país. Obter dinheiro a qualquer momento é fácil graças à grande variedade de caixas eletrônicos distribuídos em todo o país. Uma rede que todos nós utilizamos diariamente e de forma recorrente. No entanto, há muitas pessoas que ainda se perguntam: Quanto posso sacar no caixa eletrônico?

A importância do dinheiro em espécie nas pequenas e médias empresas é fundamental. Por este motivo, na Prosegur oferecemos aos nossos clientes a solução de logística de valores e gestão de numerário. O serviço abrange: transporte de valores, gestão de numerário, gestão integral de ATMs e agências, custódia, gestão de tesouraria e gestão de troco, sendo personalizado de acordo com as necessidades dos diferentes setores que atendemos, proporcionando maior flexibilidade, segurança e agilidade. Ele permite que o dinheiro das empresas seja gerenciado e controlado de forma eficiente, além de fornecer soluções para seu transporte seguro até o banco. Uma solução que faz parte de nossos serviços é o Cash Today nosso cofre inteligente.




Existe um limite para a quantia de dinheiro que pode ser retirada de um caixa eletrônico?

No Brasil não há limite máximo de dinheiro que pode ser sacado de um caixa eletrônico estabelecido por lei, embora seja normal encontrar uma quantia máxima que não pode ser excedida.

Este limite é variável e é estabelecido pelo próprio banco como parte de sua política de segurança. Geralmente é de cerca de R$1.000,00 para operações realizadas por cartões sem chip e pode chegar a R$2.000,00 para aquelas realizadas por cartões com chip.

Dois fatores fundamentais guiarão este limite:

  • O perfil financeiro do cliente: quando o cliente possui uma movimentação menor de valores em sua conta bancária, geralmente terá um limite de retirada mais baixo do que outras com uma movimentação financeira mais alta.
  • O contrato assinado com o banco quando efetuou a solicitação de um cartão de débito ou crédito.
  • A localização do caixa eletrônico: é comum que os caixas eletrônicos localizados em áreas com riscos de segurança permitam uma retirada menor do que outros localizados em áreas consideradas seguras.
  • O momento da transação: durante a noite, muitos terminais estabelecem limites para saques de dinheiro.

 

Razões para a existência de um limite de dinheiro

A razão para a existência de um limite para saques muitas vezes é para evitar situações perigosas que possam afetar a segurança do cliente. Os limites se destinam a minimizar a perda de dinheiro caso haja alguma situação de risco.

 

Conhecendo meu limite de dinheiro

Primeiramente de ser sua prioridade saber diferenciar limite de saque para caixa eletrônico de forma genérica e seu limite pessoal. Estas informações são essenciais para evitar qualquer surpresa quando você precisar efetuar saques de dinheiro em caixa eletrônico.
Afinal, ninguém gosta de ler que seu limite diário foi excedido em um momento de necessidade para uma transação urgente.

Para descobrir o limite de dinheiro que pode ser retirado de um caixa eletrônico, você pode escolher entre as seguintes opções:

  • Consulte o contrato assinado com o banco ao solicitar o cartão de débito ou crédito, assim como as informações fornecidas pelo banco.
  • Vá até seu banco e pergunte ao seu gerente sobre o limite máximo diário.
  • Procure as informações disponíveis na internet banking ou no aplicativo do seu banco através de um telefone celular. 
  • Vá a um caixa eletrônico e verifique o limite no menu do terminal. Não é aconselhável fazer operações fictícias para testar a quantidade máxima. O caixa eletrônico pode considerar isto como uma atividade incomum ou fraudulenta e proceder para bloquear o cartão utilizado.

 

Como aumentar o limite de saque em um caixa eletrônico?

Algumas vezes, devido a uma mudança em nossas necessidades, atividades ou situação financeira, é essencial para nós aumentar o valor máximo que podemos retirar de um caixa eletrônico. Existem diferentes maneiras de fazer isso mas, mais uma vez, depende em grande parte do banco em que você possui sua conta.

  • Uma das formas mais rápidas é o banco decidir automaticamente, geralmente como resultado de uma mudança em seus hábitos ou situação financeira, alterar esses limites. Esta mudança pode ser para aumentá-los, mas também para diminuir os limites máximos que você desfrutou até aquele momento.
  • Você pode acessar o aplicativo do banco e solicitar. A maioria dos bancos permite que você, após um processo de verificação utilizando senhas ou outras formas de autenticação de sua identidade, faça as mudanças desejadas no limite estabelecido e de forma direta. Normalmente você poderá identificar esta opção em uma guia identificada como: "Alterar ou personalizar limites" ou frases semelhantes e seguir as instruções da operação.
  • É possível alterar os limites estabelecidos nos caixas eletrônicos da maioria dos bancos, acessando o terminal com o PIN do seu cartão de débito ou crédito.
  • Pessoalmente, e ocasionalmente por telefone, em seu banco. Depois de confirmar sua identidade, seu gerente ou a central de atendimento poderão efetivar a alteração de acordo com as políticas de casa instituição.

Saber quanto pode sacar de um caixa eletrônico e como mudar esse limite é essencial para poder ter o dinheiro que precisa a qualquer momento, mas também para manter seu dinheiro seguro.