Transporte de Valores: O que é? Como Funciona?

O transporte de valores se refere ao transporte de numerário e metais preciosos, por empresas de segurança.

billete de 100 reais prosegur cash

O transporte de valores é um serviço altamente solicitado por empresas, bem como  empresas de segurança. Na Prosegur temos o logística de valores um processo que integra a segurança máxima com a adaptação às necessidades particulares de nossos clientes através do uso de tecnologias mais avançadas.




O que é transporte de valores?

O transporte de valores se refere ao transporte de numerário e metais preciosos, por empresas de segurança. Se caracteriza pelo uso de caminhões blindados e outros meios de proteção, bem como por pessoal altamente qualificado.

É um serviço exigido por todos os tipos de empresas e negócios, incluindo restaurantes, supermercados, hotéis, postos de serviço e, claro, bancos, mas também por empresas que precisam transportar moeda estrangeira ou outros tipos de objetos de valor.

 

Como funciona o transporte de valores?

Uma vez compreendido o que é o transporte de objetos de valor, é importante ter conhecimento de como isso funciona. As diferentes etapas do transporte são planejadas no intuito de fornecer um serviço seguro e de qualidade de porta em porta, e normalmente incluem cobertura de seguro integral para toda a viagem. Os serviços de transporte geralmente também incluem todo o processo de coleta, contagem, classificação, embalagem e armazenamento. As etapas típicas incluem:

Coleta de valores

A coleta dos valores é feita diretamente no local indicado pelo cliente, geralmente um estabelecimento caso se trate de uma empresa por pessoal de segurança altamente qualificado e preparado para lidar com qualquer tipo de incidente ou risco de segurança, o pessoal recebe os títulos da empresa designada pelo cliente e a partir desse momento adquire a custódia e a responsabilidade por eles, de acordo com as estipulações do contrato.

Gestão de dinheiro

Após a coleta, o numerário é classificado e processado utilizando tecnologia de ponta e software moderno. O serviço completo de tesouraria é operado nas instalações do cliente. Isto inclui tarefas, tais como contagem ou embalagem de moedas, para as quais são fornecidas máquinas e equipamentos de acordo com o volume e necessidades dos clientes. 

Na Prosegur implementamos medidas de segurança em todas as etapas e toda a operação de gerenciamento de numerário é registrada eletronicamente, bem como por câmeras de segurança. Além disso, todo o processo é identificado e controlado por meio de um código de barras que permite o acesso a todas as informações relativas ao embarque, suas particularidades e localização exata. Certificamos diariamente cada movimento de objetos de valor.

Transporte de valores

O transporte é realizado garantindo os melhores processos e sistemas tecnológicos de controle da situação do pessoal de transporte e segurança, assim como sua localização em todas as ocasiões. As rotas terrestres são realizadas por meio de caminhões blindados com pessoal suficiente e reserva, assim como com instruções e rotas que mudam periodicamente. A Prosegur tem sua própria frota que garante o perfeito estado de todos os seus veículos e os mais altos padrões de segurança.

Processamento de valores

Ao chegar ao destino, os títulos são processados de forma semelhante através de um serviço de tesouraria reversa para entrega ou custódia por nós.

Um aspecto particular da gestão e processamento de caixa, dentro de todo o processo, é o dos caixas eletrônicos. Na Prosegur temos um Centro de Gerenciamento de ATM que é responsável pelo fornecimento, monitoramento e controle do saldo em cada terminal, assim como sua manutenção de primeiro e segundo nível.

Custódia de títulos

Na Prosegur, oferecemos um serviço de custódia e gestão de valores para as principais instituições financeiras. A custódia é realizada em instalações com os mais avançados sistemas tecnológicos e de segurança disponíveis no mercado e baseada em um conceito integral de segurança.

Depósito em um banco

A última etapa do serviço é o depósito do dinheiro em um banco ou a entrega no estabelecimento ou empresa. Na Prosegur, temos um serviço exclusivo de gestão de valores pelo qual podemos planejar, preparar e entregar o dinheiro de acordo com as necessidades do cliente. Nesses casos, levamos em consideração aspectos como a conduta dos clientes do estabelecimento, seu perfil comercial ou situações sazonais.

Em síntese, o transporte de valores em espécie é a maneira mais fácil e segura de transportar todos os tipos de moeda em espécie ou de valores, tanto quando isso faz-se necessário de forma recorrente como quando se trata de uma situação isolada e excepcional.